segunda-feira, 27 de junho de 2016

Fórum Municipal de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos realiza sua 3ª reunião de implantação.

O encontro também contou com a participação das mulheres representantes do Fórum Estadual.

Cerca de 30 mulheres representando 13 partidos políticos debateram sobre a ampliação da participação feminina na política. O evento foi promovido pela Coordenadoria Municipal de Política Pública para as Mulheres - CMPPM e Coordenadoria Estadual da Mulher – CEM.

A Célia Fernandes, Coordenadora Estadual, ressaltou a importância da reativação do Fórum Estadual e implantação do Fórum Municipal na construção de estratégias para ampliação da participação das mulheres na política e nos espaços de poder.

Esses Fóruns se constituem um espaço multipartidário que reúne representantes de instâncias de mulheres de Partidos Políticos e tem por finalidade:

I – fortalecer a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, especialmente no interior dos partidos políticos;
II – servir como um mecanismo de diálogo no âmbito da pauta feminina de participação das mulheres dentro de seus respectivos partidos e no cenário político municipal;
III - promover as articulações necessárias para tentar reverter o quadro de sub-representação da mulher na política, em especial para assegurar o cumprimento da legislação referente às cotas de candidaturas para mulheres.
IV- promover a participação das mulheres na política, tanto das que já atuam, são filiadas e concorrem nas eleições, como daquelas que desejam entrar no meio político.

Dentre os partidos presentes na reunião foram elencadas representantes para os dois fóruns conforme tabela abaixo:
Fórum de Instância de Mulheres de Partido Político
Municipal
Estadual
PP
---
PP
Maria Elizabete Tiscoski
PMDB
---
PMDB
Wânia Kamienski
PSB
Rejane Varela
PSB
Marianne Tillmann
PSD
Milene E.J. Barros
PSD
---
PSDB
Maria Aparecida Cabral de Sá
PSDB
---
PR
Sandra Pisani
PR
Sueli
PC do B
Raquel Felau Guisoni
PC do B
Joice
PRB
Adriane Nagel
PRB
Vera Pinheiro
PT
---
PT
Schirlei Azevedo
PV
Alessandra Ollivier
PV
---
PRP
---
PRP
Rita Clotilde W. Leal
PPL
Janaína Deitos
PPL
Gerusa Machado
PDT
Roseli Pereira
PDT
Janete Teixeira

Uma Carta Compromisso está sendo construída para ser lida e aprovada na próxima reunião do Fórum de Mulheres de Partidos. “Há uma necessidade de fazer uma carta suprapartidária, bem como, pautar toda e qualquer ação do fórum nessa linha” afirma Dalva Maria Kaiser, Coordenadora Municipal da Mulher. Para a elaboração dessa Carta todas as mulheres de partidos políticos enviarão para a CMPPM as  propostas de políticas públicas para as mulheres que cada partido elegeu em seus planos.

A Reunião acontecerá no dia 30/06/16, das 19h às 22h, no Auditório da Secretaria Estadual de Assistência Social, Av. Mauro Ramos, nº 722. Além da leitura e aprovação da Carta, o encontro terá um momento de formação sobre a Lei Eleitoral.

Aguardamos a presença das mulheres dos mais diversos partidos políticos, mesmo aquelas que não compareceram a essa 3ª reunião.